Como colocar meu site no Google? Se você já tem ou vai alugar um site, você precisar saber como aparecer nas pesquisas!

como-colocar-meu-site-no-google-rapido

Se você buscou por “Como colocar meu site no Google?” é porque não sabe ao certo como fazer o google dar a atenção que você tanto deseja para o seu site, correto?! Ou por outro lado, talvez você queira criar um site para seu negócio e colocá-lo no topo das pesquisas.

Seja qual for a sua intenção, saber como funciona o Google é essencial para tornar seu desejo, uma realidade.

Então vamos à leitura, para você saber como colocar seu site no Google.

O site aparece no Google por causa da meta-keywords e palavras chave?

Antigamente, existia um recurso na criação de sites chamado “meta-keywords”, onde você definia as palavras chave do site e os buscadores encontravam os sites que tinham essas palavras-chave. Essas palavras ficavam dentro do código do site e não apareciam para quem acessava o site. Só que isso permitiu um mal uso desse recurso.

Então, sites se aproveitavam de palavras chave famosas, como “futebol” e “notícias” para aparecerem na busca, sendo que o site em si não tratava desses assuntos.

Só para exemplificar, a pessoa tinha um site de venda de parafusos e colocava palavras chave relacionadas ao campeonato brasileiro de futebol, por exemplo.

O Google identificou esse comportamento e, já há alguns anos, ignora as palavras chave definidas manualmente pelo dono do site, justamente pelo fato da pessoa poder escrever o que quiser.

Mas aí fica a pergunta: se o Google não encontra os sites pelas meta palavras-chave, como ele encontra os sites? É isso que vamos explicar em seguida.

Como o Google encontra os sites?

Decerto, o Google leva em consideração inúmeros fatores para exibirem os sites nas buscas. Vamos listar os fatores mais relevantes. Mas antes disso, vamos falar sobre as palavras-chave.

Digamos que a pessoa busque no Google: “como declarar imposto de renda”

O Google vai exibir os sites que tratem desse assunto. Ele vai procurar por sites onde o TEXTO PRINCIPAL aborde este assunto.

Antigamente, o Google exibia os sites com base nas palavras chave definidas pelo dono do site, hoje em dia, o Google exibe os sites com base no conteúdo que o site aborda. O Google vai analisar se o que é exibido publicamente e em destaque no site refere-se à palavra-chave que a pessoa buscou.

Dessa forma, se o site trata de venda de parafusos, por exemplo, ele nunca aparecerá para uma busca por “como declarar imposto de renda”.

Os sites que querem aparecer na busca por “como declarar imposto de renda”, precisam ter um texto (e um bom texto) tratando desse assunto. Note que, estamos falando sobre o assunto e não mais palavras chave. Isto é, se o site tiver um bom texto, explicando detalhadamente como declarar o imposto de renda, esse site terá mais relevância na pesquisa e aparecerá na frente.

O Google exibe apenas 10 resultados na primeira página, porém, devem ter mais de 500 sites que tratem sobre “como declarar imposto de renda”.

E agora, como o Google vai escolher os 10 sites que aparecerão na frente? É aí que entram os fatores, que vamos citar abaixo:

1) Qualidade do conteúdo escrito

criar conteúdo no site para aparecer no google

Imagine 2 sites que tratem sobre “como declarar imposto de renda”:

  • O site “A” escreveu um texto com 5 linhas.
  • O site “B” escreveu um texto com mais de 500 palavras, colocou subtítulos, colocou imagens ilustrativas, colocou um vídeo do Youtube com mais informações, colocou links internos relacionados ao assunto e links externos com fontes. E cada imagem possui textos alternativos, para permitir a leitura por pessoas com deficiência visual.

Agora te pergunto: qual dos 2 sites, o Google vai ver que tem o melhor conteúdo?

Naturalmente, é o site “B”, pois ele possui um conteúdo MUITO MAIS RICO sobre aquele tema. O dono do site precisa saber que o cliente do Google não é ele. O cliente do Google é a pessoa que está sentada em frente ao computador procurando algo. Então o Google vai mostrar para ele SOMENTE OS MELHORES SITES/CONTEÚDOS que respondem pela busca que o usuário fez.

Esse é mais um motivo que as meta palavras chave não funcionam. O Google vai mostrar o site que tem a MELHOR RESPOSTA para aquela busca e simplesmente ter palavras chave no site não dá a melhor resposta. O que dá a melhor resposta é um excelente texto explicativo e descritivo para a busca desejada.

Na Loguei.com, nossa plataforma de Sites Prontos, temos uma excelente ferramenta que ajuda os nossos clientes a escreverem conteúdos ricos.

Clique aqui e veja como funciona o nosso sistema de otimização para mecanismos de busca.

Se a área de análise ficar toda verde, significa que seu texto possui uma boa relevância para as palavras chave indicadas.

Em resumo, simplesmente palavras chave não são suficientes. É preciso ter um CONTEÚDO RICO por trás dessas palavras chave.

Sobre Como colocar meu Site no Google: É importante não exagerar com os textos!

Se você possui um site de imóveis ou de produtos, por exemplo, deve saber que não se deve escrever textos grandes para descrever um imóvel ou um produto. Senão você perde o objetivo da página e o Google vai identificar isso.

Se o objetivo é descrever um imóvel, então descreva o imóvel da melhor forma possível, sem se preocupar com palavras chave. De maneira idêntica, funciona para produtos, cursos, entre outros.

Mas e aí? Como o Google vai achar meu site e colocá-lo nas primeiras páginas?

Aí você precisará usar todo o conhecimento que você tem sobre o seu ramo de atuação.

Saiba que o Google é exigente e só vai exibir os que ele considerar como os melhores.

Vamos à um exemplo prático:

Se você trata sobre imóveis, escreva textos sobre esse assunto, para trazer pessoas para o seu site. Vou listar abaixo alguns temas que você pode abordar:

  • Documentos para alugar um imóvel;
  • Como funciona o seguro fiança;
  • Como funciona o aluguel com título de capitalização;
  • Documentos para compra de imóvel;
  • Como encontrar o imóvel certo;
  • Como escolher o bairro para comprar imóvel.

Enfim, são várias as possibilidades. Você que é da área, deve saber quais são as maiores dúvidas das pessoas em relação ao seu segmtno e deve criar conteúdos para suprir essas dúvidas que as pessoas têm e vão procurar na internet.

E onde é o melhor lugar para criar esses conteúdos? A resposta é: BLOG

Um blog nada mais é do que um local que mostra ARTIGOS e POSTAGENS.

Cada assunto será uma postagem no blog. Cada postagem vai tratar de um assunto, que terá sua própria palavra chave. Essas postagens aparecerão em destaque na sua página inicial. Com isso, o Google saberá que seu site trata desses assuntos.

E se os outros sites também possuírem excelentes conteúdos, como o Google vai definir quem aparece na frente? É aí que entram os outros fatores.

2) Como colocar meu site no Google: Histórico

Como colocar meu site no google com um bom histórico

O Google possui bilhões de buscas em todo o mundo, então ele tem uma grande responsabilidade. Ele não vai colocar na primeira página, na frente de todo mundo que já está indexado há mais tempo, um site que foi criado há 1 semana por exemplo.

Ninguém é especial para ele. O Google não vai colocar um site na frente de todos os outros só porque ele foi feito com uma determinada empresa. Não existe preferência. Não existe lugar marcado.

Antes de colocar seu site na primeira página, por mais que seja um excelente site, ele vai olhar o histórico desse site. Como o Google vai saber se esse site vai espalhar vírus? Como o Google vai saber se esse site não vai cometer um crime? Como o Google vai saber que esse site vai realmente ficar no ar?

Somente com um histórico. Então nem adianta colocar no ar e sonhar que no dia seguinte ele estará no topo das buscas. Antes, o Google precisa ter certeza que seu site é seguro, que é legal (criminalmente falando) e que é estável (que não ficou um tempo fora do ar).

Então, aguarde alguns meses, com o site no ar, antes de querer ficar nas primeiras posições das pesquisas.

Mas e aí, você ficará de braços cruzados aguardando? Não! E aí que vem o próximo fator…

3) Atualização constante

A importância de atualizar o site

O Google vai exibir sempre os melhores sites. Então, os sites que não são atualizados, não terão vez. Pois, como o Google vai garantir que aquela informação ainda é válida? Se o site está “abandonado” na visão dele, pode ser que o que está escrito não é mais revisado.

Então, você precisa atualizar SEMPRE o seu site. E como fazer isso? Através de um blog, conforme dito anteriormente! Poste de 1 a 2 vezes por semana conteúdos ricos sobre o seu segmento. Além de você passar a ser uma boa fonte de conteúdo para o Google, você vai mostrar à ele que seu site é sempre atualizado.

4) Como colocar meu site no Google: Estabilidade

Infelizmente é muito comum as pessoas desistirem do site ou desistirem de uma ideia. Esse é mais um motivo que o Google precisa de um histórico, para saber se o site irá se manter ativo. A princípio, as pessoas têm uma ideia e criam o site. Logo após, em uns 2 meses, o site já está fora do ar.

Imagine, o Google coloca um site na primeira página e quando as pessoas começarem a clicar, o site não existe mais? Daí a importância do histórico.

Mas o assunto desse fator é estabilidade. A estabilidade pode ser:

  1. Qualidade do servidor onde o site está
    Sem dúvida, sites que vivem saindo do ar, com muita frequência, podem não ser bem vistos pelo Google. Na Loguei, é muito raro um site sair do ar por falha técnica. Isso porque temos um excelente servidor e uma equipe de infraestrutura que trabalha incansavelmente para manter tudo funcionando corretamente.
  2. Inadimplência
    É preciso estar sempre com o pagamento em dia, do aluguel do site, para que o site fique sempre no ar. Se o Google identificar a queda, já será um ponto negativo. Tem pessoas que querem aparecer na primeira página, mas paga 1 mês, não paga o segundo, volta no terceiro, não paga o quarto e assim por diante.
    Essa instabilidade certamente só vai prejudicar o site e ele nunca aparecerá na primeira página.
    Por mais que o site tenha um excelente conteúdo, ele nunca aparecerá, pois não é garantido dele estar no ar quando aparecer na primeira página.

Ter o site estável e no ar por vários meses seguidos é importantíssimo para o seu histórico de estabilidade no Google.

5) Segurança

Criar um site seguro para as pesquisas do Google

Sabemos que hoje em dia, existem muitos perigos na internet. Hackers conseguem interceptar a conexão dos sites e conseguem roubar informações.

Para evitar isso, existe um tipo de conexão criptografada (segura). Para usar essa conexão, é preciso ter um certificado, chamado CERTIFICADO DE SEGURANÇA SSL. Esse certificado nada mais é do que uma chave, que FECHA o site e ele só é aberto no computador do usuário. Então, se o hacker interceptar a conexão do site no meio do caminho, ele não poderá fazer nada, pois o site está fechado.

A saber, antigamente, esse certificado de segurança era caríssimo! Passava de mil reais por ano. Só que hoje em dia, é muito barato. Por isso, o Google dá preferência para sites que possuem o certificado de segurança SSL.

Na Loguei, o valor do SSL é apenas R$ 5,90 por mês (opcional/adicional) para clientes dos planos bronze e prata. Já para clientes do plano Ouro, esse certificado já está incluso.

Só para ilustrar, é mais barato que uma caixa de bombom na cidade do Rio de Janeiro.

Então, antigamente a pessoa tinha uma “desculpa” para não ter o certificado, afinal, mais de mil reais por ano, é um valor considerável. Hoje em dia, por apenas R$ 5,90 por mês é possível ter o certificado. Acreditamos que esse valor não impacta negativamente no orçamento da maioria das empresas.

Na Loguei, apesar de ser opcional, recomendamos fortemente ter esse certificado, pois as vantagens são muitas.

6) Velocidade do Site

O Google não gosta de sites lentos. Quanto mais rápido for o carregamento do site, melhor será sua nota nesse sentido. Quanto a isso, os clientes da Loguei não precisam ser preocupar, já que os sites da Loguei são otimizados para terem uma excelente resposta e são carregados muito rapidamente.

E isso é independente do plano. Todos os sites, por padrão, já são rápidos.

Conclusão

Dicas de como colocar meu site no Google

Por fim, se você chegou até aqui na leitura, você já tem a resposta sobre “Como colocar meu site no Google” e também pôde perceber que não existe um “código mágico” que se coloca no site e ele aparece na primeira página. Quem te falar isso, desculpe dizer, está mentindo.

De fato, o Google vai analisar a qualidade do site e conteúdo, e não o código. Afinal, o código ninguém vê. O código não é garantia de que o site responde à busca do usuário.

É rápido aparecer no Google? Não.
É garantido aparecer no Google? Não
É fácil aparecer no Google? Não.

Demora em torno de 1 ano para que as páginas do site comecem a aparecer, quando um ótimo trabalho de criação de conteúdo está sendo feito e também todas as questões mencionadas acima estarem feitas. Mas não desista!

Lembre-se: o Google só exibe 10 resultados na primeira página. Ninguém é especial. Nenhuma plataforma tem preferência. Todos têm o mesmo espaço. Tanto uma empresa bilionária até um micro empreendedor. No Google, todos têm o mesmo espaço, só depende do esforço e trabalho contínuo.

Se você é um cliente loguei e tiver qualquer dúvida sobre a otimização, basta entrar em contato com o nosso suporte.

Mas se você está em busca de uma empresa de site, conheça o nosso serviços de aluguel de sites institucionais e sites para corretores e imobiliárias.

Texto na imagem: Tenha um site profissional na Loguei a partir de R$ 15/mêsOu clique aqui para acessar

Agora que tem a resposta para “Como colocar meu site no google” aproveite para ler outros conteúdos que criamos, para que você cresça na internet:

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *