Divulgar na Internet Grátis – Conheça as 8 Maneiras Mais Eficazes

como-divulgar-na-internet-gratis

A Internet disponibiliza uma série de técnicas inovadoras de publicidade gratuita, para os empreendedores com um orçamento apertado. Embora existam métodos caros de publicidade na Internet, existem várias técnicas de como divulgar na Internet grátis.

A primeira coisa a aprender é que existem dois tipos principais de opções de marketing na internet: pago e livre (orgânico).

As opções pagas são aquelas que você paga ao mecanismo de pesquisa ou a terceiros para anunciar. Opções gratuitas ou (orgânicas) são aquelas que aparecem nos resultados da pesquisa natural ou orgânica e você não está pagando para estar lá.

Embora tecnicamente não esteja pagando ao Google para estar em seus resultados de pesquisa, você não chega de uma hora pra outra à primeira página do Google. É preciso muito trabalho e tempo. Então, confira algumas das opções de publicidade disponíveis para sua empresa:

1. Google Business

Se você tem uma empresa local, a primeira tarefa a fazer é criar um conta no Google Business. O Google Business é um serviço gratuito que permite que empresas façam o cadastro de seu negócio para informar o local que a empresa se encontra.

Além disso, no Google Business você pode inserir fotos, vídeos e informações sobre o produto e serviços que a empresa oferece.

Para fazer a inscrição no Google Business basta se inscrever no site.

2. Website

Crie um conteúdo atraente

Se você quiser aumentar o tráfego do seu site, você não deve publicar artigos de baixa qualidade e focar apenas na quantidade. Então, descubra o que seu público quer ler e crie conteúdo interessante semanalmente.

Website para divulgar na internet grátis

Na otimização de mecanismos de busca, a qualidade supera a quantidade. Então, pesquise o nicho em que você está operando, descubra o que está sendo discutido e desenvolva um conteúdo compartilhável.

Se você não tem um blog, então você precisa começar a mudar suas prioridades. Um blog não só aumentará o seu SEO, mas também dará à sua marca mais autoridade, criará melhores relacionamentos com os clientes e direcionará mais tráfego para o seu site.

Invista em SEO

Obter tráfego para o seu site através de resultados de pesquisa orgânica é a forma mais econômica e a melhor maneira de obter sucesso na Internet. Aliás, essa é a peça mais importante do marketing online.

Para obter tráfego para seu site, ele deve ser otimizado para mecanismos de busca.

3. Facebook e como divulgar na Internet grátis

As redes sociais oferecem oportunidade de divulgação gratuitas e pagas. A grande diferença entre os dois tipos de divulgação é que a publicidade paga é um investimento que gera resultados de forma imediata e somente no momento em que o anúncio está sendo vinculado. Enquanto as opções orgânicas são um investimento, que geram resultados a médio e longo prazo, mas permanecem”para sempre”.

Ao escolher qual opção de publicidade na Internet é ideal para sua empresa, observe o orçamento, taxas de retorno do investimento, a rapidez com que você precisa de resultados e quanto tempo você pode investir no processo.

Melhor forma para divulgar na internet grátis

Confira as maneiras de como divulgar na Internet grátis através do Facebook:

Invista em formato de vídeo – Vários estudos mostraram que os vídeos atraem mais atenção.

Adicione legendas nos vídeos – Pois, uma parcela significativa das pessoas visualiza vídeos em seus celulares com som desativado.

Crie conteúdo útil e compartilhável – Ofereça algo interessante para o seu público. Pois, além de melhorar o engajamento do Facebook e o tráfego do site, a criação de conteúdo novo no site também pode ajudá-lo a melhorar as classificações do seu site.

Use imagens grandes em seus posts – A imagem em seus posts no Facebook é a primeira coisa que atrai o público.

Além disso, as imagens recebem mais envolvimento em termos de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Use imagens de qualidade – Use imagens inspiradoras de alta qualidade que prenderão a atenção do público quando percorrerem o Feed de notícias do Facebook.

Crie um grupo no Facebook – Crie um grupo para troca de informações relacionadas a seu negócio. Assim, a chave é encontrar um nicho dentro dos interesses de seus clientes e dar a eles um espaço para se conectar.

Ao criar um grupo, é recomendado que o nome seja de algo que as pessoas pesquisarão no Facebook. O grupo do Facebook servirá para aumentar a conscientização da marca. Por isso, criar um grupo é uma boa ideia. Pois, a maioria das pessoas participam de grupos no Facebook.

4. Instagram e como divulgar na Internet grátis

Use uma lista consistente de hashtags

Divulgar grátis no instagram

Se sua lista de hashtag for bem pesquisada, você poderá alcançar o público certo sempre que publicar.

Além disso, você deve usar suas hashtags sob um comentário, e não na postagem em si (isso leva a maior engajamento no Instagram). Pois, hashtags não são para as pessoas verem e sim para as pessoas te encontrarem.

Mantenha um cronograma de publicação consistente

Manter um cronograma de publicação é muito importante para manter as expectativas do público. Assim sendo, o ideal é postar de 1-2 fotos ou vídeo por dia e pelo menos 5-30 histórias do Instagram por dia. Também é interessante postar exatamente no mesmo horário todos os dias.

Engajamento

Engajar com o público é sempre importante e deve fazer parte de qualquer estratégia de divulgação. Responder a quaisquer comentários, como fotos e vídeos de outras pessoas, deixar comentários, repassar imagens e assim por diante. Pois, quanto mais ativo você for, mais outras pessoas se envolverão com você.

Legendas

Use suas legendas como uma oportunidade para descrever seus produtos, contar uma história, atrair usuários para sua página e engajar seu público.

5. Escreva posts de convidado para outros blogs

Essa prática pode ser muitas vezes mais benéfica do que postar no próprio blog. Veja porque:

  • Permite acesso a um público já estabelecido;
  • Conseguir autoridade;
  • Inserir um link que leve pra seu próprio site.

6. Responda questões no Quora

Divulgar grátis no Quora

Escrever conteúdo para o Quora expõe sua empresa a um grande público. Além disso, o Quora permite que você interaja com potenciais clientes de alta qualidade e se estabeleça como um especialista nos assuntos referentes a sua área. Assim sendo, à medida que você dissemina conhecimento, você ganha experiência e influência.

Veja as razões pelas quais vale a pena considerar o Quora:

1. Construir conhecimento e autoridade sobre o tema escolhido
2. Você pode responder a perguntas diretas de clientes em potencial
3. Aprender com os outros usuários, clientes e especialistas do setor
4. Responder a perguntas sobre o seu produto ou empresa
5. Descobrir as perguntas que as pessoas estão fazendo sobre seu produto/área ou empresa

Como divulgar no Quora:

Dicas para divulgar um negócio no Quora

  • Compartilhe o link do seu blog nas respostas;
  • Crie uma página do Quora para sua empresa;
  • Realize pesquisas sobre um tópico – Pois, essas perguntas podem levar a ótimas postagens no blog.

7. Publique conteúdo no LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma para se conectar com profissionais, e é por isso que também é um ótimo lugar para compartilhar conteúdo relacionado a negócios.

Como divulgar grátis no Linkedin

 

O LinkedIn permite que você demonstre suas experiências e conexões. Além disso, permite que pessoas se envolvam com suas postagens.

8. Crie vídeos do YouTube

O YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, então criar vídeos do YouTube atraentes e informativos é uma das maneiras mais eficientes de vender sua marca. Se isso for feito corretamente, seus vídeos do YouTube irão fazer com que os espectadores procurem seu site.

Como divulgar grátis no youtube

É importante lembrar que o trabalho de divulgação do seu negócio deve ser bem planejado. Pois, algumas dessas maneiras de divulgar na Internet grátis, requer tempo e dedicação. Então, observe quais ferramentas serão fundamentais para você e comece a divulgar.

Se você conhece outras estratégias de divulgar na Internet grátis, compartilhe conosco!!

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *