Como Montar Um Escritório de Advocacia de Sucesso

montar-escritorio-de-advocacia

Pensando em como montar um escritório de advocacia? A seguir está uma lista básica para colocar seu escritório em funcionamento. Se você acabou de se formar em Direito ou está trabalhando em um escritório de advocacia há décadas, começar sua própria prática é sempre uma opção. Embora seja desafiador é recompensador.

Confira essas dicas de como montar um escritório de advocacia de sucesso:

1. Escolha o tipo de escritório de advocacia

Se você deseja saber como montar um escritório de advocacia esse é o primeiro passo a seguir.
Os escritórios de advocacia vem em uma variedade de formas e tamanhos, variando de práticas jurídicas de advogado único a organizações jurídicas e com várias equipes.

Há uma variedade de escritórios de advocacia para escolher, geralmente divididos por tamanho, tipo de prática ou local. Embora não exista uma solução única para resolver problemas jurídicos, escolher o escritório de advocacia certo pode fazer a diferença entre um escritório bem-sucedido e um escritório falido.
Saber qual escritório de advocacia montar dependerá de vários fatores – incluindo suas finanças, localização geográfica, preferências pessoais de trabalho e seu desafio ou necessidade legal específica.

Em seguida, conheça os tipos de escritórios de advocacia.

Firmas de advocacia individuais

Como o nome sugere, firmas de advocacia individuais são dirigidas por um único advogado. Essas firmas, geralmente lidam com questões jurídicas gerais, mas também podem se especializar em uma área específica da lei. Há vários benefícios em trabalhar em um escritório de advocacia individual, especialmente se você tiver procurando maneiras de reduzir custos.

Pequenos escritórios de advocacia

Pequenos escritórios de advocacia, geralmente empregam de dois a dez advogados. Esses tipos de escritórios costumam ser o ponto de partida para estudantes de direito recém-formados.

Para os seus futuros funcionários, existem vários benefícios em trabalhar para um pequeno escritório de advocacia. Pois eles incluem treinamento no trabalho, a oportunidade de aprender habilidades de pesquisa jurídica, horários de trabalho flexíveis, um ambiente de trabalho pessoal e mais descontração no trabalho.

Grandes escritórios de advocacia

Os grandes escritórios de advocacia, podem variar de dezenas de advogados à milhares de funcionários, incluindo advogados, assistentes jurídicos, pessoal administrativo, especialistas em recursos humanos e outros funcionários.

Em suma, os grandes escritórios de advocacia se especializam em todas as áreas da lei e normalmente possuem grandes departamentos jurídicos. Então, se você está procurando oportunidades de progresso e gosta de tarefas variadas e tipos de leis, então, escritórios de advocacia grandes podem ser perfeitos para você.

2. Crie um plano de negócios para um escritório de advocacia de sucesso

Plano de negócios para escritório de advocacia

O segundo passo para saber como montar um escritório de advocacia é saber se você tem um espírito empreendedor.

É essencial que você crie um plano de negócios abrangente antes de criar sua própria prática jurídica. O plano de negócios ajudará você a atingir metas definidas.

No mínimo, deve abranger:

  • Os serviços jurídicos a oferecer;
  • Estratégias de como obter os clientes;
  • Valor para investimento;
  • Local do escritório;
  • O resumo executivo;
  • Análise do seu mercado.

3 – Quais clientes potencias você quer alcançar

Primordialmente, para alcançar o cliente potencial faça duas perguntas: primeiro, quem é seu cliente ideal? Em segundo lugar, como vou precisar mudar meu marketing para estar em conformidade com o processo de pensamento desse cliente?

Ser capaz de trabalhar com diferentes tipos de clientes é uma habilidade vital para todos os advogados. Cada cliente é diferente e único, mas reconhecendo padrões em tipos de clientes, os advogados podem economizar muitos processos.

Abrir escritório de advocacia

Um advogado que reconheça seu cliente estará mais preparado para lidar com o cliente e atender às necessidades deles. Veja os principais tipos de clientes:

  • O primeiro cliente – Este é o cliente que nunca usou os serviços de um advogado, ou nunca usou o tipo de advogado que ele está precisando agora. Então, a coisa mais importante a lembrar com esses clientes, é que tudo é novo para eles. O que significa que o advogado deve explicar tudo com detalhes;
  • O cliente frequente – Este é o cliente que sempre precisa dos serviços de um advogado e já passou pelo sistema judiciário muitas vezes;
  • O cliente que sabe tudo – Nunca se esqueça de que você está no comando e o cliente precisa saber disso. Esses clientes geralmente tentam dizer como o caso deles deve ser tratado;
  • O cliente oportunista – Esses clientes procuram advogados com o propósito de que os ajudem a executar seus esquemas antiéticos e às vezes ilegais. É claro que esses clientes nunca entram no escritório de um advogado e anunciam que são aproveitadores.

4 – Como montar um escritório de advocacia: Mobiliário de Escritório e Suprimentos

Esta é, inegavelmente, uma das primeiras decisões de negócios que um advogado deve tomar. Afinal de contas, um belo e impressionante escritório de advocacia pode impressionar seus possíveis clientes. Se os móveis e outros equipamentos são necessários, ou mais um luxo, é uma determinação que cada advogado terá que fazer baseado no seu orçamento.

Como montar um escritório de advocacia barato

Veja essa lista das necessidades básicas que qualquer escritório de direito precisará:

  • Mesas: Esta será sua área de trabalho diária. É importante que a sua mesa não seja apenas espaçosa, mas funcional também. A altura de uma mesa em relação às cadeiras do escritório também deve ser considerada;
  • Cadeiras: A menos que você goste de receber ligações em pé ou de estimulação, muitos dos seus dias de trabalho podem ser gastos plantados em sua cadeira. Por fim, não se esqueça dos seus clientes! Tanto no escritório como na área de espera eles precisarão de cadeiras;
  • Armários e prateleiras de livros: Dependendo do seu escritório e da maneira como ele é configurado, de certo você precisará de prateleiras de livros;
  • Latas de lixo, cesta de reciclagem;
  • Lâmpadas e equipamentos de iluminação;
  • Suprimentos de funcionários e colegas de trabalho: O restante de sua equipe também precisará da maioria dos itens acima.

5 – Onde seu escritório funcionará?

Por certo, sua área de prática principal pode influenciar significativamente sua escolha de local. Então, se você tem uma prática que exige que você apareça no tribunal várias vezes por semana, muitas vezes em curto prazo, um local perto do tribunal pode economizar muito tempo. No entanto, se você tiver uma prática comercial, pense em onde seus clientes se reúnem.

Em suma, pense um pouco sobre o tipo de cliente que você procura, e as formas de localização que podem afetar a escolha de um advogado.

6 – Crie uma estratégia de Marketing

Depois de analisar as necessidades do seu cliente, primeiramente você deve criar uma estratégia de marketing. Determine que tipo de marketing e publicidade você usará. A princípio, publicidade online, boletins informativos, folhetos, sinalização e cartões de visita. Em seguida, veja várias opções a considerar.

Abrir um escritório de advocacia

Criar um conjunto de metas de estratégia de marketing:

  • O que você pretende realizar?
  • Qual é a quantidade de aumento em clientes e/ou faturamento que você deseja alcançar?
  • Crie uma linha do tempo para os objetivos ou eventos
  • Determine o prazo do cumprimento das metas
  • Crie a lista de táticas que levarão você ao seu objetivo estratégico

7 – Como montar um escritório de advocacia: Contrate Funcionários

Uma vez que a prática esteja em andamento, as tarefas administrativas e de escritório se tornarão muito demoradas e você provavelmente precisará de ajuda para lidar com elas.

Pequeno escritório de advocacia

Portanto, contrate funcionários que atendam as expectativas do seu escritório e que tenham as seguintes características:

  • Procure alguém com um compromisso com sua carreira;
  • Um funcionário de confiança é fundamental;
  • Procure um funcionário que tenha as habilidades certas e requisitos educacionais adequados para a área;
  • O seu futuro funcionário deve ter habilidades sociais para tratar bem a todos, especialmente os futuros clientes.

Contratar os funcionários certos pode certamente fazer seu escritório de advocacia se tornar um sucesso. Contudo, é importante escolher bem as pessoas com quem irá trabalhar.

Parabéns! Agora você já sabe os principais passos de como montar um escritório de advocacia.

De fato, abrir um escritório de advocacia pode ser desafiador, mas extremamente recompensador. Portanto, para ter um escritório de advocacia de sucesso, forneça serviço de alta qualidade aos seus clientes, mantenha a ética e bom caráter e por fim, tenha sucesso na sua prática!!

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *