Como divulgar instagram de psicólogo: revelamos os 4 passos para o sucesso!

saiba-como-divulgar-instagram-de-psicologo

Se fossemos falar sobre o marketing nas mídias sociais de uma forma geral, sem dúvida teríamos que escrever um livro (talvez, algumas edições) e não um manual como este. Ops, mas calma, que você não sairá desse post sem ter se tornado um expert em como divulgar instagram de psicólogo. Afinal, este manual está completo, abordando diversas maneiras eficazes para você crescer no ramo de psicologia, nesta rede social.

Antes de mais nada, se você ainda está reticente se questionando se vale a pena se dedicar em um insta para psicólogos, veja um dado empolgante, divulgado pelo Hootsuit:

“O instagram tem mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos.
Desse total, mais de 5oo milhões acessam o app diariamente.”

Isso nos mostra que, talvez provavelmente, não exista nenhum segmento que esteja fora do aplicativo. Até porque, quando se tem público, ganhar dinheiro é consequência. Em resumo, todos querem estar presentes.

E falando especificamente sobre as páginas de psicólogos no instagram, nem é preciso te dizer que inúmeros profissionais “batem ponto” todos os dias por lá, para informar, interagir e vender seus serviços aos seguidores.

Manual do marketing: como se vender como psicólogo no instagram

De fato, existem muitas formas de como divulgar instagram de psicólogo, ou seja, de atingir e manter uma conexão com as pessoas que acessam o instagram. No entanto, todas as psicólogas (os), digital influencers, artistas e demais profissionais que conquistaram sucesso na plataforma, concordam que há coisas que você deve ou não fazer, para crescer exponencialmente.

1 – Como divulgar instagram de psicólogo: construção de marca

Esse é o famoso Branding, que pode parecer um termo complexo, mas de forma objetiva, é toda a sua marca (posicionamento, valores e propósito).

Se você está com o intuito de alcançar muitas pessoas (clientes em potencial), é primordial que você saiba:

  • Quem você é?
  • O que o diferencia dos outros terapeutas que estão no instagram?
  • Qual é a mensagem que você quer transmitir?

Criar o que chamamos de “identidade online” é o primeiro passo para se posicionar e divulgar sua prática. Então, se mostre da maneira como deseja que as pessoas te enxerguem.

Mas lembre-se que a naturalidade conta muito nessa hora. Portanto, não imite outro terapeuta pelo fato dele fazer sucesso. E sim, mostre a sua autenticidade e conquiste pessoas que se identificam com isso.

2 – Hastags dentro e fora da psicologia

“Sim! Viva as Hastags!” Ou não?

Decerto, essas palavras-chave são grandes aliadas no crescimento de uma página. Contudo, o uso errado desses termos pode causar uma imagem nada favorável.

O erro está em utilizar diversas palavras que não tem a ver com o post, com o propósito de atingir um grande público. Mas quem faz isso, se esquece que os usuários vão ler essas hastags (acredite! ao menos algumas palavras serão vistas por eles).

Além disso, não é uma prática bem vista pelo instagram.

A solução para isso é sempre fazer uso de expressões relacionadas ao seu segmento, mescladas com outras que podem não ter ligação direta com a sua prática, mas que tem compatibilidade com o post.

Vamos à um estudo de caso:

Em sua página como psicólogo, você posta uma foto do seu café da manhã com uma legenda (mostrar um pouco do seu dia a dia ajuda na aproximação com o seu público).

Estudo de caso sobre como fazer um post de psicologia no instagram

Com a finalidade de acompanhar o post acima, nas hastags, você pode utilizar exemplos como o da imagem a seguir, para que pessoas que não estejam buscando por conteúdos de psicólogos, possam conhecer a sua página. E se tudo correr bem, vão te seguir.

Hastags para página de psicólogo no Instagram

3 – Transmitir profissionalismo é fundamental no marketing para psicólogos

Mais uma questão sobre o manual do marketing para psicólogo é o tão importante profissionalismo. Com toda a certeza, ele tem uma grande parcela de “responsabilidade” no sucesso de uma página e, claro, de um profissional.

Mais do que compartilhar um pouco do seu dia a dia, reflexões e todo o seu conteúdo, ter uma apresentação profissional online é essencial. Isto é: ter um site e divulgar o link na sua bio do instagram.

Divulgar link do site de psicóloga

Conforme a seta vermelha indica, o link do seu site deverá ser colocado na bio da sua página.

A saber, bio é a área abaixo da foto de perfil, onde são preenchidas informações, que contam um pouco sobre você.

E não se preocupe, pois para ter um site não é preciso dispor de uma alta quantia de dinheiro. Muito pelo contrário!

Na Loguei.com você aluga um site profissional e com lindas opções de layout, pagando a partir de R$ 15 mensais. Assim, você terá um site para chamar de seu e poderá, inclusive, fazer publicações!

Em seguida, veja alguns modelos de site:

 

Botão. Texto na imagem: Conheça e navegue pelos sites a partir de R$ 15/mês!Ou clique aqui para acessar.

4 – Esteja presente e envolva-se com páginas semelhantes.

Chegamos à última, porém não menos importante dica de como divulgar instagram de psicólogo.

Busque páginas semelhantes à sua, ou seja, que sejam de psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e terapeutas. Siga-os e interaja de forma verdadeira.

Ao tecer comentários em um post, fuja de emojis ou elogios breves, como por exemplo, “incrível”, “adorei”,”muito bom”.

Tenha um envolvimento genuíno com as postagens, compartilhando opiniões respeitosas e comentários que sejam totalmente coerentes com o post feito. Sem dúvida, isso ajuda às pessoas a encontrar você e ter interesse de segui-la (o).

Do mesmo modo que ao receber comentários e directs – mensagens privadas, você deve escrever de volta! Assim, conexões serão criadas e a sua página ganhará vida, já que os perfis que o seguem, sentirão que há uma pessoa real por trás daquela conta.

Dica bônus: Como NÃO divulgar instagram de psicólogo

Agora que você já sabe o que fazer para ter uma conta de psicólogo de sucesso, vamos te dar dicas valiosas do que não deve ser feito.

Isso porque da mesma forma que o instagram pode ser muito útil para alavancar a sua carreira, ele também pode se tornar uma verdadeira perda de tempo, se não for bem-sucedido. Mas calma, nossas dicas vão te colocar no caminho certo! 😉

Em outras palavras, não cometa esses erros:

  • Não compartilhe somente conteúdos de outras pessoas, através de reposts ou citações. Quem te segue, quer vê-lo, ou seja, acompanhar suas fotos, seus valores, pensamentos e ensinamentos;
  • Não dedique a maior parte do seu tempo em dar corações nas postagens de outras pessoas, na esperança que alguém te encontre. Conforme mencionamos, a interação deve ser genuína;
  • Não escolha um nome de usuário difícil, pois as pessoas precisam memorizá-lo com facilidade;
  • Não deixe a sua página privada. Aliás, esse é um erro comum que alguns profissionais cometem, achando que assim os usuários serão obrigados a segui-los;
  • Não “roube” conteúdo de outros perfis. Repostar é diferente de pegar algo e não dar os créditos;
  • Não faça posts sem legenda. Até porque isso seria o mesmo que perder uma oportunidade de interagir com o seu público.

Em conclusão, aí estão todas as coisas que recomendamos para você fazer, de como divulgar instagram de psicólogo. Além disso, também contamos o que não deve ser praticado. Assim, o seu caminho para o sucesso será mais curto!

Procurando mais conselhos para Psicólogos? Veja essas postagens aqui no Blog:

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *