Psicólogo bem-sucedido: o guia prático para o sucesso

psicologo-bem-sucedido

Formar-se em um curso de psicologia é apenas o primeiro passo em uma carreira em psicologia. Estabelecer-se em uma carreira pode levar algum tempo. Então, confira esse guia útil para ser um psicólogo bem-sucedido.

O trabalho como psicólogo é uma carreira focada em pessoas, e trabalhar bem, ajudar e tratar os outros envolve muitas demandas e expectativas. É uma ocupação que exige muito treinamento, além de paciência e comprometimento.

Mas é uma carreira muito gratificante e que pode ajudar a proporcionar alívio e estabilidade às pessoas.

A psicologia é, definitivamente, o tipo de negócio em que uma boa reputação profissional pode percorrer um longo caminho para garantir uma carreira saudável e estável.

Veja os passos para ter sucesso na carreira de psicólogo:

1 – Escolha uma carreira específica dentro da psicologia

Uma vez que você está em posição de psicólogo praticante, o auto-marketing pode ocorrer na forma de boca a boca por clientes e empregadores.

Não apenas há consultório particular ou trabalho clínico, os psicólogos podem atuar em diversas áreas, confira:

  • Psicólogos clínicos são treinados em teorias psicológicas e métodos de tratamento;
  • Psiquiatras são médicos formados com especialidade em psiquiatria. Sua ênfase está nas causas biológicas dos transtornos mentais e eles tratam os pacientes prescrevendo medicamentos;
  • Psicólogos escolares são treinados em psicologia com ênfase em educação e desenvolvimento escolar;
  • Os psicanalistas mergulham na mente inconsciente e podem ter várias orientações teóricas: cognitiva, comportamentalista, existencial e mais;
  • Conselheiros matrimoniais, familiares e infantis estudam psicologia, terapia, aconselhamento ou serviço social. Além de ajudar casais, famílias, pais e filhos a melhorar seus relacionamentos, encontrar estratégias para superar problemas e trabalhar juntos para o bem da família.

Ter sucesso como psicólogo

  • Psicólogo forense consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos propósitos do direito. Dedica-se à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, da perspetiva psicológica.

2 – Um psicólogo bem-sucedido zela por sua reputação e privacidade

Antes do surgimento da Internet e das mídias sociais, a reputação era uma opinião boca-a-boca mantida pela maioria da comunidade. Hoje o boca-a-boca é tudo que você escreve, publica e compartilha.

Se você é psicólogo, você deve transmitir uma aparência de estabilidade emocional e intelecto imparcial. Por isso que é importante começar imediatamente a administrar conscientemente e intencionalmente sua persona pública.

Psicólogo nas redes sociais

A noção de privacidade é outro conceito muito importante na sua carreira. Esses são alguns exemplos de atos que devem ser evitados:

  • Postar fotos comprometedoras online;
  • Fazer comentários impróprios com base em raça, classe, sexo ou orientação sexual;
  • Defender uma ideologia política;
  • Comentar em fotos dos pacientes.

Trate as palavras que você fala e escreve como se fossem um anúncio permanente. Lembre-se de que, embora você possa se sentir confiante em exibir certas ideias e opiniões no momento, elas podem impedir que você chegue aonde deseja ir no futuro. Então, cuide da sua reputação com sabedoria.

3 – Um psicólogo bem-sucedido sabe ouvir

Algumas das perguntas que um conselheiro, terapeuta, assistente social ou psicólogo devem fazer são:

  • “Eu sou um bom ouvinte?”
  • “Minha atenção vagueia?”
  • “Sou apenas uma pessoa que pode ouvir? ou eu sou verdadeiramente um ouvinte?

A comunicação é a chave para qualquer relacionamento de sucesso, negócios, pessoal ou social.

Por isso, a arte de ouvir as pessoas testemunhando suas lutas, também te dá a chance de ter um relacionamento íntimo com as pessoas, e essa prática é útil para melhorar o relacionamento com sua família e amigos.

Um psicólogo precisa não apenas de ouvir o que está sendo dito, mas como é dito, porque está sendo dito e o que significa no contexto daquele paciente em particular.

Além disso, um conselheiro também precisa ser capaz de escutar “nas entrelinhas”, por assim dizer, daquilo que não está sendo dito. O que um cliente omite de uma sessão pode falar com a mesma clareza do que é comunicado em voz alta.

Uma carreira em psicologia não apenas desenvolverá sua vida profissional, ela também o ajudará a se tornar um ser humano mais completo e atualizado.

4 – Um psicólogo bem-sucedido busca sempre se aperfeiçoar

Um psicólogo precisa possuir amplo conhecimento das bases teóricas, clínicas e empíricas de seu campo. A aquisição desse conhecimento requer uma educação dedicada e considerável, bem como trabalho de campo e treinamento.

Portanto, um grande psicólogo busca oportunidades de educação continuada para se manter a par de novas pesquisas e outros desenvolvimentos no mundo da psicologia.

O compromisso com a aprendizagem ao longo da vida é o que caracteriza um psicólogo competente. Os psicólogos devem ficar a par de sua profissão participando de seminários, revisando descobertas de pesquisas baseadas em evidências e compartilhando suas descobertas.

O desejo de ajudar as pessoas pode dar errado se o psicólogo não estiver adequadamente preparado para trabalhar com um determinado tipo de cliente ou situação.  Por isso, é importante também que os psicólogos tenham autoconsciência para reconhecer áreas onde precisam de mais treinamento.

5 – Um psicólogo bem-sucedido é motivado

Depois de começar a prática como psicólogo, você continuará a ser testado por longas horas, pilhas de papelada, um campo em constante mudança e etc. A psicologia pode ser uma carreira imensamente satisfatória e significativa, e aqueles que têm sucesso são altamente motivados a contribuir para o avanço da saúde do paciente.

6 – Um bom psicólogo é acessível e autêntico

Um psicólogo de sucesso deve ser acessível aos clientes para ganhar sua confiança, mas além disso, precisa ser genuíno e autêntico em sua comunicação, escuta e como profissional.
Desenvolver uma conexão empática com cada cliente é a chave para uma relação eficaz com o cliente.

7 – Um bom psicólogo tem empatia

Carreira em psicologia

O psicólogo bem-sucedido exala empatia e preocupação genuína. Psicólogos comunicam compreensão e aceitação de emoções poderosas sendo descarregadas. Eles gerenciam suas próprias reações e sentimentos ao trabalhar com cada tipo de cliente.

Como psicólogo, você deve ser capaz de oferecer um ambiente de cuidado, compreensão e capacitação para seus pacientes. Você deve ser capaz de respeitar a autonomia e a responsabilidade pessoal enquanto atua como um  orientador da saúde e bem-estar.

Por isso é importante, ser capaz de se colocar no lugar de cada paciente. Além disso, é muito importante, aceitar quem é seu paciente e apoiá-lo incondicionalmente.

Sua empatia ajuda a criar uma conexão com seu cliente, permitindo que você resolva as dificuldades e lide com a situação exclusiva do seu cliente e encontre soluções para seus problemas.

8 – Psicólogos bem-sucedidos possuem habilidades organizacionais

Pra ser um psicólogo de sucesso, é preciso ser um bom organizador. Pois, juntamente com seu próprio cronograma, você precisará gerenciar o cronograma do cliente.

Além disso, um psicólogo eficiente deve manter adequadamente todos os registros documentados, consultas, reuniões com outros membros da equipe e profissionais.

Mantendo-se organizado, o bom profissional poderá fornecer um tratamento bem planejado e um atendimento de alta qualidade aos pacientes. Por isso é extremamente importante que você possua habilidades de gerenciamento.

9 – Psicólogos bem-sucedidos são bons

Como ser um psicólogo famoso

Embora a psicologia possa ser uma carreira desafiadora, ela também é gratificante de maneira pessoal e profissional. Pois o trabalho árduo é recompensado ​​através de bons relacionamentos e a satisfação de poder ajudar as pessoas e resolver seus problemas.

Você pode ser bem-sucedido na prática privada ou nas demais áreas que você decidir seguir. Se você acredita que este é seu chamado, então faça o que for preciso para cumprir seu propósito.

2 respostas para “Psicólogo bem-sucedido: o guia prático para o sucesso”

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *