Sou Contador e Agora? Um Guia Para Contadores Iniciantes

sou-contador-e-agora

Então aqui está você. Após enfrentar todos esses semestres do curso de contabilidade, finalmente recebeu o diploma e fez a seguinte pergunta: sou contador, e agora?

Encontrar um emprego no campo da contabilidade é uma decisão inteligente. Contabilidade é um campo que sempre estará em demanda e é um campo em que você pode continuar a crescer e subir em sua empresa.

Tornar-se um contador qualificado pode levar a uma riqueza de oportunidades de emprego interessantes. Decida qual carreira em contabilidade você deseja seguir e torne-se um contador de sucesso.

Existem muitas posições diferentes que você pode encontrar no campo contábil. Carreiras em contabilidade podem variar de cargos de nível de entrada para nível executivo. Escolha a carreira de contabilidade em que você está mais interessado; aprenda o que isso implica, que educação você pode precisar, salário que você pode ganhar ou renda que pode ter.

Me formei em contabilidade e agora?

Uma das maiores decisões de carreira feita pelos contabilistas ocorre muito cedo ao decidir em qual área geral de contabilidade se especializar.

Isso ocorre porque toda a carreira tem relação com os tipos de clientes com os quais um contador trabalha, o tipo de educação e certificação profissional de que precisarão, o nível de educação que concluirão e a própria natureza do trabalho que executam serão ditados por essa decisão.

A descrição do cargo de um contador geralmente depende do tamanho do negócio para o qual trabalham.

Empresas muito pequenas podem precisar de um contador apenas algumas horas por mês para administrar extratos bancários, pagar despesas e reconciliar renda e depósitos, e não podem contratar um contador em período integral.

Empresas maiores podem precisar de balanceamento de débito e crédito em uma base diária ou semanal e, portanto, precisam do apoio de um contador em tempo integral. Confira as áreas mais comuns de trabalho de contabilidade:

1 – Sou contador forense/perito contábil

Sou contador forense

Forense refere-se a qualquer técnica investigativa que produz resultados que um tribunal de justiça aceitará como prova. Contabilidade forense tem dois componentes principais: suporte a litígios e contabilidade investigativa. Assim, contadores forenses podem estar envolvidos em uma ou ambas as áreas.

A contabilidade investigativa envolve o uso de auditoria, métodos quantitativos e habilidades relacionadas para reconstruir registros financeiros e determinar se ocorreram fraudes ou outras atividades financeiras ilegais. Contadores investigativos são às vezes chamados de perito contábil.

Sou contador na área forense. O que preciso mostrar?

  • Alto nível de atenção a detalhes;
  • Capacidade de analisar dados completamente;
  • Pensamento criativo;
  • Uma abordagem metódica;
  • Julgamento sadio;
  • Habilidades de organização e gerenciamento de tempo;
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • Capacidade de produzir relatórios escritos de qualidade.

2 – Sou contador avaliador imobiliário

Um assessor ou avaliador avalia uma propriedade e calcula seu valor para criar um relatório que transmita o valor estimado da propriedade, bem como a base para o cálculo.

Alguns avaliadores são especializados em imóveis, incluindo imóveis residenciais ou comerciais. Outros se concentram em determinar o valor da propriedade pessoal, que pode incluir carros, barcos, antiguidades e jóias.

Sou contador avaliador imobiliário

Avaliadores desempenham um papel particularmente importante no mercado imobiliário, uma vez que o valor de uma parcela de imóveis deve ser estimado sempre que for comprado, vendido, taxado, hipotecado ou segurado.

Os assessores são geralmente funcionários públicos que trabalham para governos estaduais, municipais e locais e se concentram principalmente na determinação do valor dos imóveis. Mas avaliadores também trabalham no setor privado como funcionários de empresas privadas, incluindo bancos e agências imobiliárias.

3 – Sou contador fiscal

Os contadores de impostos entendem os requisitos de relatórios fiscais e preparam declarações de impostos para indivíduos e empresas, mas isso por si só não revela a ampla gama de serviços que eles fornecem. A área de especialidade de contabilidade tributária engloba muitos serviços. Eles vão desde a simples preparação de retornos individuais até serviços de planejamento tributário altamente complexos para corporações multinacionais.

Sou contador fiscal

Contadores de impostos podem não apenas atender a entidades corporativas, como também fornecer seus serviços exclusivamente para aqueles com alta renda e se concentrar nas questões fiscais mais complexas.

Além de preparar declarações de impostos corporativas durante a temporada de impostos, os contadores ficais estão envolvidos no planejamento tributário e na tomada de decisões ao longo do ano.

4 – Sou contador de contas a pagar e receber

Contabilistas desempenham um papel vital na maioria das empresas e organizações, podendo assim, manter registros financeiros e auxiliar nas operações gerais do departamento de finanças.

Funcionários de Contas a Pagar gerenciam contas e faturas de saída em nome da empresa. Essas contas podem incluir pagamentos de serviços públicos, faturas de produtos ou estoque, contas de despesas de funcionários e reembolsos.

Quais outras funções específicas estão associadas a essa posição?

  • Atualização e manutenção de registros de despesas;
  • Garantir que todos os pagamentos sejam feitos de acordo com a política da empresa;
  • Garantir que todos os pagamentos sejam enviados no prazo;
  • Resolver discrepâncias de pagamento e disputas em nome da empresa.

Estes são os caminhos mais comuns de prática de contabilidade, mas há muitos outros caminhos a seguir.

Sou contador iniciante: quais dicas devo seguir?

Sou contador iniciante

Confira essas dicas para contadores iniciantes e destaque-se nesse mercado tão concorrido.

  • Continue aprendendo.
  • Que habilidades você precisa pra especialidade que pretende seguir?
  • Quais dessas habilidades você já tem?
  • O que você precisa fazer para obter as habilidades essenciais na especialidade que você pretende escolher?
  • Considere as necessidades do mercado.
  • Faça contatos com outros contadores e tire suas dúvidas.
  • Seja organizado – Contadores devem ser capazes de organizar seu trabalho. Para então, maximizar a produtividade e dar tempo para pesquisas e análises.
  • Concentre-se no cliente – Ser contador significa não apenas lidar com números, mas também com clientes.
  • Honestidade e integridade são altamente valorizadas no mundo da contabilidade.

Identificar as habilidades que levam ao sucesso na contabilidade não apenas aumentará sua satisfação no trabalho, mas também facilitará a construção de metas de carreira de longo prazo.

Sou contador: como conseguir serviços autônomos?

Para conseguir serviços como contador, você deve  utilizar não apenas os novos canais, como também regras antigas. As regras de marketing, sem dúvida, estão mudando rapidamente. Clientes potenciais podem ser encontrados em mais lugares do que nunca. Alguns dos canais e técnicas que você usou no passado podem não funcionar mais.

Como conseguir serviços autônomos

Então, pense cuidadosamente sobre a melhor abordagem e mantenha o foco. Confira esses passos para melhorar a duração e a qualidade da sua lista de clientes:

  • Peça para seus clientes te indicarem a outros contatos;
  • Crie um site – O consumidor de hoje depende muito da Web para encontrar as informações necessárias para tomar decisões informadas sobre as empresas. Seu site é provavelmente a primeira impressão feita em um cliente em potencial;
  • Use as redes sociais – O marketing de rede social pode não ser o maior canal de receita, mas há um enorme potencial para criar reconhecimento da marca, direcionar o tráfego pra seu website e criar relacionamentos com os clientes.

Tenha sucesso como contador

Agora que você conhece todos os meios de como se tornar um contador de sucesso, você pode tomar uma decisão sobre se esta carreira é ideal para você! A demanda por profissionais de contabilidade está aumentando, e se você é apaixonado pelo campo, você é uma fonte necessária para uma série de empresas e organizações.

Tenha sucesso como contador

Inegavelmente, trabalhar na contabilidade é uma boa escolha de carreira. Aliás, para muitos é uma maneira confortável de ganhar a vida. Se você acha que tem as qualidades de um contador e acha que pode lidar com os desafios da carreira, então planeje sua carreira e trabalhe para alcançar o sucesso de sua carreira.

De fato, na contabilidade, assim como nas demais profissões, seu sucesso na carreira nunca é garantido. Mas se você se esforçar em todos os aspectos da carreira, você terá uma chance bem maior de sucesso.

Uma resposta para “Sou Contador e Agora? Um Guia Para Contadores Iniciantes”

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *