3 Ideias simples de marketing para terapeutas e psicólogos: gratuitas!

como-fazer-marketing-para-terapeutas-e-psicologos

Saber utilizar boas estratégias de marketing para terapeutas e psicólogos, é fundamental para o profissional que deseja se destacar no mercado atual.

Sem dúvida, os terapeutas que também são empreendedores, estão em busca de manter suas agendas cheias. Contudo, a forma mais tradicional de obter isso é através da publicidade, que certamente é uma ótima opção para quem pode investir.

Porém, uma vez que a publicidade é interrompida, você para de colher os benefícios. Isto é, você precisará gastar dinheiro para manter os anúncios.

Então, já pensou como seria continuar recebendo agendamentos, independente se você investe ou não em publicidade paga?

Isso será possível a partir do momento que você colocar em prática, algumas ideias simples de marketing para terapeutas e psicólogos. Com o decorrer do tempo, você e o seu trabalho serão impulsionados e vistos de forma orgânica.

Em seguida, vamos mostrar como é simples tornar o seu nome e o seu trabalho conhecidos. Conheça as três maneiras de fazer marketing para terapeutas e psicólogos.

1) Ofereça seu conhecimento gratuitamente

Já dizia o velho ditado popular: para receber, é preciso dar!

Se você fechar os olhos por alguns instantes, e pensar em psicólogos e terapeutas bem-sucedidos, quem virá a sua mente?

Com toda a certeza, serão os profissionais que aparecem na televisão ou tem um perfil no instagram com ótimo engajamento ou possui um canal no youtube. Acertei?

Palestras no marketing para terapeutas e psicólogos.
Da sua maneira, compartilhe seu conhecimento de graça e torne-se uma autoridade.

Isso acontece porque eles se tornaram “autoridades” neste ramo. Com isso, eles estão “vivos” na mente das pessoas que os acompanham online ou em programas de TV.

Se por um lado, ser convidado para falar na TV parece algo um pouco distante. Por outro lado, se tornar conhecido na internet depende exclusivamente do seu esforço. Então, aja!

Algumas das ações de marketing indicadas são:

  • Criar um site e fazer postagens autorais vão aumentar a sua credibilidade. Atualmente é possível ter um site profissional a partir de R$ 15 /mês;
  • Ter um perfil no instagram e fazer lives sobre assuntos dentro da sua área, que você domine bem. Os participantes poderão fazer perguntas e comentários, aumentando o engajamento. Caso você tenha poucos seguidores e não possa impulsionar uma publicação, convidando as pessoas para a live, uma ideia é pedir para seus amigos e familiares anunciarem essa live em suas redes sociais e status do whatsapp;
  • Ainda no instagram e também no Facebook, esteja sempre presente nos stories, interagindo com os seus seguidores. Isso porque, ainda que sejam poucos no início, eles mesmos vão convidar amigos a seguir seu perfil, à medida que gostarem do seu conteúdo;
  • Oferecer palestras gratuitas em sua comunidade, em escolas ou centros de apoio, por exemplo. Dependerá da sua área de atuação. Esta será uma boa forma de enriquecer seu currículo e melhorar a maneira como as pessoas lhe vêem.

Nas postagens do seu Site (blog) e nas lives, o intuito principal será estabelecer-se como um profissional capacitado e dedicado ao bem-estar das pessoas. Propagandas e chamadas para marcar um horário para terapia ou vender um curso, por exemplo, podem ocorrer, contudo não devem ser o principal foco.

2) Fazer parcerias

Parcerias para crescer e melhorar o marketing na internet
Localizar parceiros é fundamental para o crescimento na internet e fortalecimento da marca.

A colaboração mútua pode trazer resultados incríveis. Então, invista nas parcerias.

Busque pessoas ou perfis em áreas complementares às suas. Por exemplo, se você trabalha com psicologia no emagrecimento, faça parcerias com nutricionistas e profissionais de educação física.

Quando há uma audiência similar à sua, vocês podem desenvolver conteúdos juntos. Desde gravar vídeos com essa outra pessoa, até citar o profissional parceiro na sua rede social, indicando-o para seus seguidores. Do mesmo modo, ele também te indicará.

3) Escreva posts em outros blogs

Todos que tem um blog, fazem o possível para que esteja sempre atualizado. E, sem dúvida, essa não é uma tarefa fácil, já que escrever textos demanda tempo e pesquisas, para criar um conteúdo relevante.

Uma alternativa utilizada por muitos blogs populares é receber posts de autores convidados, ou seja, você pode ter um texto publicado em um Blog e ter seu nome e seu site divulgados no fim do texto (créditos).

O benefício é grande, porque você vai receber mais tráfego no seu site, vindo de outros blogs da área de bem-estar e saúde emocional. A outra vantagem é que esses links vão te dar mais autoridade nos mecanismos de busca.

Decerto é mais uma ferramenta gratuita e acessível para construir a sua credibilidade como especialista.

Marketing no blog de terapeutas e psicólogos
Escrever em blogs do mesmo ramo que o seu, é um meio para que mais pessoas te conheçam.

Para começar como autor convidado, é simples:

  • Em primeiro lugar, faça contato com os Blogs e Portais que deseja fazer publicações;
  • Em segundo lugar, produza conteúdos autorais, que tragam benefícios para quem for ler. Um ponto importante é ter em mente quem é o público desse blog, afinal é para ele que você vai escrever;
  • Por fim, cumpra o combinado. Isto é, respeite o calendário de postagens. Se você acordou que vai postar 1 texto por semana, por exemplo, respeite isso.

Essa estratégia de marketing para terapeutas e psicólogos é ainda mais valiosa quando se oferece terapia online, já que o alcance da internet é mundial. Assim, pessoas de outros estados e países poderão conhecer e contratar o seu serviço.

Marketing para terapeutas e psicólogos: Dica bônus!

Se você é um leitor assíduo do blog da Loguei.com já sabe que sempre temos uma dica bônus. A intenção é complementar e agregar valor ao seu trabalho.

O conselho é além de executar as dicas citadas acima, pense na sua marca!

A marca para um psicólogo terapeuta é ele próprio. É como um advogado, por exemplo, que durante sua carreira constrói um nome, tornando-se reconhecido e sendo indicado pelos seus clientes, à outras pessoas.

Uma marca ajudará a diferenciá-lo de outras centenas de profissionais.

Mas e afinal, como construir uma marca?

Uma maneira fácil é escolher a sua prática terapêutica, o nicho em que você poderá ser reconhecido como o melhor profissional.

Só para exemplificar, você pode focar o seu trabalho em terapia para mulheres, e mostrar para o público que te acompanha, que a sua prática visa ajudar mulheres a ter mais auto estima, superar relacionamentos abusivos, carreira, entre outras questões.

Em conclusão, as pessoas gostam de procurar especialistas para o seu problema. Ao se posicionar assim no mercado, certamente você terá mais sucesso, quando implementar as ideais que você acabou de conhecer.

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *