Como Montar um Escritório de Contabilidade Em 8 Passos

como-montar-um-escritorio-de-contabilidade

Começar seu próprio negócio de contabilidade não é tarefa fácil, e a maioria das pessoas não tem ideia do que está envolvido em iniciar um novo negócio. Quer saber como montar um escritório de contabilidade, mas não sabe por onde começar?

Se você está começando do zero ou tem experiência em trabalhar para outra pessoa, confira este guia que aborda o básico de como montar um escritório de contabilidade:

1. Decida o tipo de empresa que deseja iniciar

Tomar as medidas certas de como montar um escritório de contabilidade pode determinar o quão bem sucedido você será. É uma boa ideia escolher o tipo de empresa que você deseja iniciar com base em seus pontos fortes e experiências.

Seja para preparação de impostos ou consultoria, certifique-se de ter uma habilidade específica para o mercado, bem como um público-alvo de clientes.  Pois, isso ajudará você a encontrar o seu lugar no mercado e, ao mesmo tempo, permitirá que você permaneça aberto a outros tipos de clientes que exigem uma ampla gama de serviços.

Portanto:

  • Realize pesquisa de mercado;
  • Selecione sua localização;
  • Defina suas metas de pessoal;
  • Planeje suas finanças.

Defina os seus custos com:

  • Localização;
  • Serviços de utilidade pública;
  • Equipamentos;
  • Material de marketing;
  • Honorários profissionais;
  • Salários dos funcionários.

2. Determine os serviços que irá oferecer

É ideal que você determine os serviços que pretende oferecer:

  • Preparar demonstrações financeiras, planos de negócios e relatórios orçamentários;
  • Auditoria;
  • Gerenciamento de gastos e custos de clientes;
  • Apresentação de declarações fiscais e aconselhamento fiscal;
  • Previsão de lucros e desempenho;
  • Investigação de fraude (contabilidade forense).

3. Obtenha qualificações

Você estará trabalhando com números dia após dia, portanto, ser qualificado é um pré-requisito para o papel.
Se você está começando do zero, há uma série de qualificações vocacionais que você pode fazer. Além disso, há também qualificações que você pode explorar no seu caminho para iniciar o seu negócio.

Se qualificar para abrir um escritório

A qualificação mais importante, porém, é a experiência. Embora seja difícil obter experiência se você estiver treinando, o conhecimento de como montar um escritório de contabilidade ajudará você a atingir o ponto de partida.
Se você tem as qualificações e experiência de alguns anos em uma empresa existente, deve ter uma boa compreensão dos sistemas e metodologias necessários para administrar seu próprio negócio.

4. Configure seu negócio de contabilidade

Se você já é um contador, é provável que você seja versado no que precisa fazer ao criar uma empresa. Mas lembre-se, há uma série de coisas para fazer quando se inicia uma nova empresa. Elas incluem:

  • Escolher uma boa estrutura – Você será o único operador, criará uma empresa limitada ou formará uma parceria com outra pessoa?
  • Escrever um plano de negócios adequado – Seu plano de negócios é o roteiro que você pode usar para traçar como sua empresa de fato crescerá e terá sucesso.

Montar um escritório contábil de sucesso

5. Descubra como sua empresa de contabilidade será diferente

Você vai oferecer algo diferente? Não há necessariamente nada de errado em ser um contador generalista e oferecer seus serviços a uma variedade de clientes. Mas, isso pode tornar mais difícil de se destacar da multidão.

Outro diferenciador, pode ser o tipo de serviço que você oferece, como a oferta específica de serviços contábeis ou fiscais.

Cada etapa de como montar um escritório de contabilidade exigirá tempo, esforço e dedicação, mas há uma grande oportunidade para firmas ágeis que oferecem algo diferente.

6. Encontre clientes

Encontrar o seu nicho, será um começo para encontrar clientes. Em seguida, você pode segmentar seu marketing com mais eficiência, obtendo um melhor entendimento dos clientes que está tentando ganhar.

Ter clientes no escritório de contabilidade

Estas são algumas das coisas que você pode fazer para encontrar clientes:

  • Oferecer serviços de alta qualidade a um grupo de contatos é provavelmente a melhor maneira de crescer, já que os clientes satisfeitos provavelmente o encaminham para seus contatos;
  • Participe de eventos e conferências em rede;
  • Promova sua firma de contabilidade.

7. Promova e comercialize sua firma de contabilidade

Conheça seus clientes e seu mercado

Marketing para empresas de contabilidade começa, antes de tudo com a compreensão. Você não pode comercializar seus serviços para clientes em potencial, a menos que você conheça suas necessidades. Então, quanto mais você entender os problemas que eles enfrentam, melhor será o seu marketing.

Portanto, aprenda sobre seu mercado-alvo e as empresas que operam nele. Isso lhe dará uma vantagem sobre as empresas que assumem que todos os negócios são iguais.

Crie um plano de marketing

Um plano ajudará a mantê-lo concentrado e deve estar de acordo com seu plano de negócios. Isso porque o marketing bem-sucedido ajudará você a atingir suas metas de negócios. Portanto, o plano de marketing deve incluir:

  • O que diferencia seu escritório contábil de outros? Por que os prospectos devem contratá-lo em vez de seus concorrentes?
  • Saiba em que você é bom e onde há espaço para melhorias. Esteja ciente dos riscos e oportunidades de negócios.
  • Elabore uma lista dos clientes potenciais mais adequados.
  • Quais dos serviços da sua empresa são os mais rentáveis? Quais são os que provavelmente são de interesse para os clientes em potencial? Quais são os mais fáceis de vender?
  • O que você pretende alcançar? Quanto tempo você deve levar para alcançar seus objetivos? Como você medirá seu progresso?
  • Crie um cronograma das ações que você tomará para alcançar seus objetivos.

Principal maneira de divulgação para Contadores –  Marketing de conteúdo

Sem dúvida, na era digital, o marketing de conteúdo deve ser uma ferramenta fundamental na estratégia de negócios de qualquer contador moderno. Pois, com a capacidade de interagir com clientes e prospectos por meio de vários canais de mídia social, postagens regulares em blogs, nunca foi tão fácil criar os pontos de contato certos com seu público.

Como fazer divulgação para contadores

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing em que sua empresa produz conteúdo regular (blogs e/ou postagens sociais) com a finalidade de compartilhar conselhos práticos e úteis com seu público. Para contadores, isso significa compartilhar sua percepção e seu conhecimento como profissional de finanças, desde que agregue valor real a seus clientes e prospectos.

Para trabalhar com o marketing de conteúdo, é essencial ter um site com blog. Pois além de fazer com que sua empresa tenha uma presença online profissional, através da apresentação dos seus serviços, você também poderá compartilhar dicas e notícias através de textos otimizados.

Receba feedback de seus clientes

Obter novos clientes como parte de seu processo de integração, que eventualmente pode ajudá-lo a entender melhor por que você agora é a escolha preferida deles como contador.

Feedback sobre trabalho como contador

A princípio, algumas perguntas importantes a serem feitas são:

  • Como você descobriu a nossa empresa? Foi através de uma referência, você nos encontrou online ou através de uma campanha de marketing existente?
  • Você nos segue nas mídias sociais? E se você fizer isso, nossa presença social influenciou sua decisão de falar conosco e discutir como se tornar seu conselheiro?
  • Você lê nosso blog? E se o fizer, esse conteúdo lhe dará uma impressão favorável da empresa e dos especialistas individuais em nossa equipe?

Quanto melhor você entender o impacto do seu marketing nas taxas de conversação de seus clientes, mais insights você terá sobre como suas campanhas e como o conteúdo social estão impactando seu trabalho.

8. Coloque em prática cada etapa de como montar um escritório de contabilidade

Ser um empreendedor pode exigir mais trabalho, disciplina, determinação e, certamente, resiliência do que outras funções contábeis. Até porque a competência técnica, por si só, não garante o sucesso.

Mas se você é qualificado e gosta de um desafio, ou se busca independência em sua carreira e pode oferecer serviços de qualidade a um grupo de clientes; então, começar sua própria prática contábil pode ser a melhor decisão que você irá tomar.

Gostou ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *