Texto completo – Como aparecer no Google GRÁTIS ou gastando pouco.
VEJA UM RESUMO ou leia abaixo o conteúdo na íntegra sobre como aparecer no google.
Sim, é possível aparecer no Google GRÁTIS!
O desejo de 10 em cada 10 empreendedores é aparecer no Google grátis. Para que um negócio, empresa ou projeto pessoal apareça no Google, antes de qualquer coisa é preciso criar um site. Se você ainda não tem, você pode ter um site com lindo design e recursos profissionais, pagando muito barato.
Veja alguns dos templates disponíveis no criador de sites da Loguei:
Tendo um site, você poderá transformá-lo em um vendedor. E para conseguir visitantes de forma orgânica no seu site, ou seja com custo zero, é preciso fazer uma otimização.
No momento de otimizar um site, normalmente as pessoas se atentam à inúmeros fatores, e é justamente isso que acaba por desestimular os empreendedores nessa tarefa. Os termos difíceis de ser compreendidos e uma gama de informações complexas, fazem com que o SEO (otimização para ferramentas de busca), pareça algo inatingível.
Pois vamos te dizer o primeiro e mais importante passo para fazer a otimização ideal: Comece a fazer aquilo que está ao seu alcance!
Parece óbvio não é mesmo?! Mas o que mais atrapalha é dar foco ao que você não tem como executar de imediato, ao invés de se dedicar e se empenhar no que você consegue realizar de pronto.
Então a partir de agora, ao invés de dedicar o seu tempo em como conseguir backlinks (que se forem de má qualidade, podem fazer com que o seu site seja penalizado), menções à sua marca e outros fatores… Comece a fazer o melhor SEO On page!
Ah! Falaremos em breve sobre os demais itens para SEO (citados acima).
SEO On page – Como ter o melhor conteúdo no seu site!
A otimização On page é feita dentro do próprio site, através do conteúdo.
Você sabe porque o conteúdo é tão importante para o rankeamento de um website?
O objetivo do Google é oferecer a melhor experiência para o usuário, e por isso passou à punir os sites que fazem o chamado Black Hat, que é um termo utilizado para nomear diversas práticas que tentam burlar as regras de rankeamento. Uma das práticas mais comuns é o uso indiscriminado de palavras-chave, que muitas das vezes nem são condizentes com o tema abordado pelo website.
Devido a isso, não se deve mais encher a sua página com palavras-chave, ainda que sejam relevantes no seu segmento. Pois se fizer isso, as chances de sofrer queda de posição no ranking e ter o tráfego vindo de buscas reduzidos, serão enormes.
Crie títulos, frases e textos, utilizando o seu próprio conhecimento. Ou seja, o conteúdo deve ser original e ser escrito com as suas próprias palavras.
Pode parecer algo difícil de se fazer, mas basta criar posts e textos, com aquilo que você já sabe e que trabalha no seu dia a dia.
Como escolher as melhores palavras-chave
Uma dica simples para escolher as palavras-chave para os motores de busca, é pensar o que as pessoas digitariam no Google e outros buscadores. Por exemplo, se você é nutricionista e atende em São Paulo, você deve pensar como o público-alvo faria a busca.
Certamente, vão procurar por:
nutricionista sp zona sul, nutricionista sp convênio, melhor nutricionista de sp, nutricionista sp convênio, nutricionista sp preço, entre outros.
E como saber isso? Além de se colocar no lugar do público-alvo e imaginar o que ele buscaria, existem ferramentas que vão te ajudar a selecionar os termos mais buscados.
Google trends
Ferramentas como o Google Trends, que é um grande aliado nessa tarefa. Você passará a conhecer mais profundamente o seu nicho de mercado. E assim será mais fácil aparecer nas pesquisas.
Buscas no Google
Além disso, uma forma simples e prática de escolher as palavras ideais, com o intuito de aparecer no google, é você mesmo fazer uma busca. Muitos desconhecem essa técnica, mas veja como é simples.
Quando você digita “nutricionista em São Paulo” por exemplo, o Google te mostra os termos relativos à sua busca. Ou seja, o próprio Google vai te dizer o que está sendo mais pesquisado dentro da sua área de atuação, de acordo com o tema que você digitou.
No fim da página de busca, também terão as pesquisas relacionadas ao tema.
Fazendo as pesquisas dessa forma, e utilizando essas e outras ferramentas existentes, não haverá chances de fazer escolhas irrelevantes.
Mas lembre-se: Não exagere na quantidade de palavras dentro do seu texto. Para um texto de 300 caracteres, basta ter a palavra-chave escolhida aparecendo uma vez no primeiro parágrafo, uma vez no título, uma no subtítulo e mais uma no decorrer do texto.
Como personalizar o SEO do seu website para aparecer no google.
Há dois importantes pontos que não podem ficar de fora da otimização, que é o título e a meta-descrição.
Veja o exemplo do nosso website de criação de site personalizado.
O título deve conter até 60 caracteres. Escreva exatamente do que se trata a página, e coloque a palavra-chave escolhida logo no início do título, pois esse será o título do seu site nos resultados exibidos pelo Google. De preferência, inclua o nome da sua empresa no título, pois isso ajuda à criar uma identificação no visitante.
Na meta-descrição, você terá mais “espaço” para expor informações, pois pode conter até 170 caracteres. Inclua a palavra-chave, que não precisa estar obrigatoriamente no início da frase.
Essa personalização é feita no painel de controle do seu site. Veja:
Além do título e da descrição, inclua as palavras-chave compatíveis com o conteúdo da sua página. Coloque entre 5 e 10 palavras, separando-as por vírgula e espaço.
Veja um exemplo:
Ter uma presença online é simples, barato e eficaz!
O site não deve ser a única forma de divulgação de uma empresa, mas com toda a certeza ter um site é fundamental para qualquer negócio, seja ele online ou físico.
Nos dias atuais, quando uma empresa não tem uma presença online, ela perde uma parcela gigantesca das pessoas que utilizam diariamente a internet, e fazem pesquisas no Google.
Por isso não deixe de criar o seu site e seguir as dicas que compartilhamos com você.
Ter excelentes resultados na internet só depende de você. E mesmo após otimizar o conteúdo inicial do seu site, não deixe o seu site “abandonado”. O trabalho do SEO On page é constante, e é preciso dedicar tempo à isso.
Lembre-se: Ter um conteúdo de qualidade e original, é muito importante para o SEO! Essa é a melhor forma do Google amar o seu site! Se dedicar muito ao conteúdo do seu site é essencial para a indexação nos mecanismos de busca. Muitos querem ter o site exibido pelo Google, mas poucos arregaçam as mangas e encaram esse desafio. Com dedicação, é possível sim aparecer no google!
Bom trabalho e boa sorte!
[…] preferir, leia o texto na íntegra sobre como aparecer na busca do […]
[…] Aproveite para conhecer dicas valiosas para quem quer empreender e como aparecer no Google grátis. […]